quarta-feira, 12 de março de 2014

Mistérios #5-Rádio Fantasma UVB-76

Rápida definição do wikipedia:
UVB-76 é uma estação de rádio de ondas curtas, que geralmente transmite na frequência de 4625 kHz. É conhecida entre os ouvintes de rádio pelo apelido de The Buzzer. Ela possui um pequeno e monótono sinal, repetindo-se a uma taxa aproximada de 25 tons por minuto, durante 24 horas por dia. A estação tem sido observada desde cerca de 1982. Em raras ocasiões, o sinal de alarme é interrompido e uma transmissão de voz em russo ocorre. Apenas três ou quatro eventos desse tipo foram notados desde 1982.” Wikipedia
UVB-76 (como já citado acima) é uma radio de ondas curtas, provavelmente originada no período da Guerra Fria.
Ate pouco tempo atras a origem desse misterioso sinal era desconhecido, ate o dia em que a radio transmitiu uma coordenada geográfica que batia com uma estação de radio abandonada localizada em Povarovo – Russia, pequena região rural composta de algumas pequenas cidades e vilas com população total de aprox. 136.603 habitantes de acordo com o censo de 2010.

A buzina
The buzzer (A buzina) ,жужжалка (O martelo) , foram um dos apelidos que a radio ganhou pelos amantes de radioamadorismo, a radio foi apelidada de tal forma devido a sua principal característica, a estação transmite um som vibrante, que dura 0,8 segundo, pausando por 1-1,3 segundos, e repetindo-se 21-34 vezes por minuto. Um minuto antes de cada hora, o tom de repetição é substituído por um tom contínuo, que continua por um minuto até que o tom de repetição volte a tocar. Entre as 07:00 e 07:50 GMT a estação automaticamente entra em um estado de baixo consumo de energia, nesse horario, a manutenção e checagem dos transmissores teoricamente teria de ser feita.
A UVB-76 é transmitida pelo menos desde 1982 como repetitivo “pip” de dois segundos, mudando para uma campainha no início de 1990. Ela foi alterada brevemente para um tom mais alto e de maior duração (cerca de 20 tons por minuto) em 16 de janeiro de 2003, embora o este som tenha sido revertido para o padrão de tom anterior, em 2011, a radio foi desligada por pelo menos 5 meses, e voltou em 2012, transmitindo um sinal com menor alcance. De acordo com as minhas pesquisas, o governo Russo ordenou o desligamento da aparelhagem que transmitia o sinal, ja que consumia muita energia, mas aparentemente o sinal esta sendo transmitido novamente de outro setor dos complexos da UVB-76
A função
A função dessa radio permanece um mistério, o propio ministro de comuniaçoes da russia afirma não saber qual a sua função, o que é estranho,  já que ele apresentou interesse ao ordenar o desligamento da mesma,  Mikhail Solovyov é a unica pessoa que trabalhou operando o transmissor encontrada viva, em entrevista a www.RT.com disse:
“Isso costumava ser uma das melhores unidades de transmissão no pais, mas a dois anos atras recebemos a ordem de desliga-la. Nos disseram que consumia muita energia.”
Existem diversas hipóteses de conspiração em torna dessa radio, alguns dizem ser um sistema de monitoramento extra-dimensional ou alguma coisa relacionada a viagem no tempo, outros dizem que a radio é operada por espíritos, mas ainda sim é mais provavel que tenha sido usada no passado para transmissão de códigos  através do território durante a guerra fria. Ou uma hipotese melhor ainda, que a radio tinha apenas função de monitorar a ionosfera, enviando os sinais em buzina para um receptor distante, que media a distorção no tempo de duração e tom dos beeps em comparação a transmissão original.
As vozes
Como ja citado no começo do texto, eventualmente, o tom repetitivo é interrompido por uma voz, algumas vezes feminina, outras vezes masculina, esse eventos são EXTREMAMENTE raros, acontecendo 5 a 10 vezes por ano, no maximo, eu so consegui presenciar tal coisa uma vez. Existe um acervo de áudios com vozes gravadas por um bot que monitora a radio.
Passei meses tentando descobrir o significado das frases em russo que aquelas vozes diziam, não obtive sucesso, o máximo que pude descobrir foi que as vozes diziam quase sempre um nome, e logo depois uma serie de números que se pareciam com coordenadas geográficas, a voz não era robótica ou repetitiva, indicando que não se trata de uma voz sintetizada por TTS (text-to-speech) era de fato uma pessoa lendo o nome e os números.
Exemplos:
“_Michael – 254.368.214-58″
“_Nika – 214.258.452-20″
Freqüentemente, conversas distantes e outros ruídos de fundo podem ser ouvidos pela estação: isso sugere que o dispositivo é movimentado por trás de um microfone ao vivo e constantemente aberto (em vez de uma gravação de som ou automatizada sendo alimentada através de equipamentos de reprodução) ou que um microfone pode ter sido ligado acidentalmente. Uma dessas ocasiões foi em 3 de novembro de 2001, quando uma conversa em russo foi ouvida: “Я – 143. Не получаю генератор “. “Идёт такая работа от аппаратной”. (“Eu sou o 143º. Eu não recebo o oscilador (gerador). ” “Isso é o que a sala de operações está emitindo.” ou “Essas são as ordens de operações.”)
A imprevisibilidade
É interessante notar  que a radio é imprevisível, isto é, não funciona apenas a base de processos automáticos e pre definidos por algum programa, a frequência dos beeps são alteradas constantemente, sem falar nas transmissões de voz emitidas sem nenhum padrão definido, nenhuma transmissão de voz é repetida, aparentemente ela é transmitida ao vivo. Isto significa acima de tudo que, a radio sempre foi operada por alguem.

Como nos velhos tempos. (2010 e a possível resolução do mistério)
Antes de 2010, a radio era consideravelmente monótona, a partir de  2010  uma serie de eventos antes raros tomaram conta da transmissão, alguns até bizzaros, como trechos de musicas.
No dia 5 de Junho, e radio parou de transmitir (Muitos julgaram o fim definitivo da radio) mas apos exatas 24 horas, no dia 6 a radio volta a transmitir. (Sugerindo desligamento para manutenção) 4 dias depois, uma serie de códigos morse são transmitido consecutivamente marcando o inicio de uma onda repentina de atividade na radio
No dia 1º de Setembro uma transmissão de 38 segundos da musica ”Dança dos Pequenos Cisnes” de Tchaikovsky foram registradas, seguidas de trechos de codigo morse. 4 Dias depois, foram registradas mensagens de voz com contagens e mensagens criptografadas.
2  dias depois, outra transmissão  ”Mikhail Dmitri Zhenya Boris. Mikhail Dmitri Zhenya Boris. 04 979 D-R-E-N-D-O-U-T. T-R-E-N-E-R-S-K-I-Y
sendo essa apenas uma das outras 24 mensagens transmitidas ate o final de setembro, sem contar as   outras 56 entre Outubro e Dezembro.

Diferente das transmissões de voz anteriores, que sempre iniciavam com “UVB-76″, as novas sempre tem inicio comMikhail Dmitri Zhenya Boris” o que indica que a estação foi rebatizada, hoje é referida apenas como  MDZhB.
Em novembro de 2010 uma conversa telefônica ficou em transmissão por 32 minutos, provavelmente um acidente. Esta conversa esta disponivel na internet em russo, alguns trechos mencionam “o oficial da brigada de operações de plantão”, as unidades de comunicação “Debut”, “Nadezhda”, “Sudak” (uma espécie de peixe de rio e também o nome de uma cidade na Crimeia) e “Vulkan” e “oficial de serviço no comando do nó de comunicação Debut, código Uspenskaya, recebi a ligação de controle de Nadezhda OK”
Isso tudo sugere que a radio original, conhecida UVB-76 ja não transmite mais. O desligamento da instalação principal e a rebatização mostra que a frequência voltou a ser utilizada mas provavelmente para outro fim mesmo que semelhante (ja que ainda opera com beeps)
O que provavelmente aconteceu é que a estação foi criada para monitoramento militar durante o periodo da Guerra Fria e apos seu fim não foi desativado por pura formalidade e continuou operante ate meados de 2008 (quando a instalação foi desligada). Como disse antes, a teoria mais aceitavel é que a estação era usada para monitorar a ionosfera e para transmissão de codigos.
A localização
Como ja citei, o transmissor dessa radio fica localizado e Povarovo – Russia
O complexo inteiro parece ter sido abandonado a pelo menos 30 anos, ainda é possível encontrar vestígios das pessoas que trabalharam la, canecas, biscoitos, jornais, roupas, tudo foi deixado la do jeito que estava, provavelmente tiveram que abandonar o lugar de uma hora para outra.

Complexo UVB 76
Uma equipe de pesquisa foi ate o local do antigo transmissor (primeira vez em anos que a estação recebe algum visitante) e tiraram fotos
Infelizmente, a equipe de pesquisa era pequena e não tinha permissão para violar o perímetro, por isso não teve acesso a grande parte do complexo ja que a maioria dos portões estavam trancados. (inclusive o do transmissor) na internet foram divulgados poucos dados sobre essa visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário